sexta-feira, 3 de abril de 2015

Os jogos na Luta Contra a Demência

   Com o aumento da demência na atualidade precisamos cuidar do nosso cérebro para que ele esteja em atividades todo o tempo.  O cérebro humano é composto por dois tipos de memórias: a memória de longo prazo e a memória de curto prazo. A de curto prazo é aquela que armazena as informações que serão utilizadas “aqui e agora”, como as frases ditas em um filme, que são importantes para a compreensão do restante da história. Já a de longo prazo guarda detalhes de fatos que presenciamos ou que nos foram contados e que nos deixaram alguma marca. A memória de longo prazo não costuma sofrer muitas alterações com o passar dos anos e é por isso que os idosos costumam lembrar-se mais das coisas que viveram no passado do que das mais recentes. Já a memória de curto prazo fica bastante danificada e precisa ser trabalhada e incitada, para que continue funcionando plenamente. E é nesse ponto que entram os exercícios para estimular a memória, opção também para quem quer prevenir o Alzheimer.

Conheçam algumas dicas para estimular a memória.


1-      Palavras Cruzadas


   Os jogos no papel, que podem ser praticados sozinho ou em grupo são ótimos para a manutenção da memória. Os jogos de palavras cruzadas costumam ser os preferidos pelos neurologistas, pois exigem que o cérebro faça uma busca em todo o seu conhecimento.

2-      Leitura
                                    
   Ler é um ato imprescindível ao longo de toda a vida, mas na terceira idade ele ganha ainda mais força e importância. É que a leitura estimula tanto a memória de curto prazo quanto a memória de longo prazo.

3-      Jogos Infantis 



   Os jogos infantis são de grande importância para estimular a memória, pois as habilidades que precisam ser desenvolvidas na infância necessitam de manutenção na maturidade. Quebra-cabeças,  jogo da memória, ‘qual é a música?” e dominó são boas dicas.

4-      Rotina em movimento 




   Existem algumas possibilidades de incitar o cérebro com as atividades rotineira. Preencha uma lista de compras para o supermercado, mas tente recolher todos os itens sem ter que consultá-la. Na hora do banho, faça um esforço para pegar shampoos e sabonetes sem ter que olhar, somente lembrando de onde estão os produtos. Memorize uma palavra em outdoor e tente lembrar-se de ao menos outras 3 que comecem com a mesma letra.  

E ai, que tal praticar essas dicas!

Raquel Bragança


Fonte: 

2 comentários:

  1. Ótimas dicas para estimular a memória e exercitar o cérebro! Adorei o blog e a maneira que desenvolveram o tema! Arrasaram... Beijos!

    ResponderExcluir

Compartilhe