sexta-feira, 3 de abril de 2015

Hora da despedida

     
     
     Em nosso blog desenvolvemos o tema "Vida saudável ligada à saúde mental". Abordamos as causas da demência e seus efeitos no cérebro. As atividades que beneficiam o cérebro, bem como aquelas que o prejudicam também encontraram espaço em nossas postagens. Entendemos que embora não exista cura para a demência e em particular para a doença de Alzheimer, os sintomas dessa doença, podem ser amenizados/retardados através de mudanças em nosso estilo de vida. Adotando uma alimentação equilibrada, praticando atividade física regular, evitando vícios(álcool e fumo) e dedicando mais tempo à leitura. Com jogos e passatempos, fortalecemos e protegemos nosso cérebro contra essa doença. Além disso, percebemos o avanço das pesquisas científicas na busca pela cura da doença de Alzheimer e acreditamos ser possível evitar que a doença atinja o número de casos previstos para o ano de 2050 e que com isso possamos ter uma velhice feliz.

     


     Embora tenhamos começado o blog com a cabeça cheia de dúvidas, conseguimos responder a cada uma delas. Para isso, realizamos muitas leituras, pesquisas, debates e troca de informações entre nós. Assim, chegamos a definição de memória e demência e também identificamos a parte do cérebro onde a memória se localiza. Aproveitamos para destacar o filme "Para sempre, Alice" que havia estreado e que abordava o Alzheimer genético. 

     Aprendemos o que é alimentação saudável e o quanto ela beneficia o cérebro, pois mantém em equilíbrio as taxas de glicose e colesterol, nos ajuda a combater a obesidade e a reduzir os problemas de circulação que podem levar ao AVC(uma das causas da demência).  
    Continuamos investigando o nosso tema e descobrimos que a prática de atividade física regular faz o cérebro produzir neurotransmissores que produzem sensação de prazer e bem estar e que também fortalecem a nossa memória. Por sermos estudantes de Pedagogia, entendemos que deveríamos falar dos benefícios da atividade física no tratamento do autismo e também divulgar a caminhada que foi promovida. Acreditamos em uma educação inclusiva e que através do conhecimento podemos vencer as barreiras do preconceito. E como futuros pedagogos e professores, destacamos a Síndrome de BurnOut, que é uma doença que afeta o magistério.
     Descobrimos que a leitura é a atividade que mais estimula o cérebro e mesmo não estando em nosso roteiro inicial, não poderia ficar de fora de nosso blog. Além de falar de seus benefícios, ainda demos dicas de livros bem interessantes. Aprendemos que os jogos e passatempos também são atividades benéficas para o cérebro, e sua prática deve ser estimulada, principalmente na terceira idade.

     Procuramos enriquecer o blog com imagens, vídeos, músicas e até com um gráfico. Entendemos que o uso de diferentes linguagens, nos possibilita compreender um mesmo assunto sob diversos pontos de vista.


     A criação do blog foi muito importante para nosso amadurecimento enquanto estudantes de Pedagogia, pois pudemos vivenciar experiências de aprendizagem envolvendo o uso de novas tecnologias e de suas ferramentas. Além do que, conseguimos pôr em prática os conhecimentos sobre projetos de trabalho que adquirimos durante a oficina e através do material de estudo do Seminário 4. Percebemos a importância de aliarmos a teoria à prática e já sabemos o quanto tudo isso nos será útil quando estivermos formados e atuando em salas de aula.
    Durante as etapas desse seminário, aprendemos, pesquisamos, lemos, investigamos, produzimos e construímos saberes e conhecimentos. Enfim, nos descobrimos como eternos aprendizes, sempre em busca de respostas para as nossas dúvidas. 


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores."
Richard Bach, autor de Fernão Capelo Gaivota

Grupo 3: "Vida Saudável, Memória de Elefante"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe