quinta-feira, 26 de março de 2015

OS AMIGOS DO CÉREBRO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


O que é uma alimentação saudável?


   Uma alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. É uma dieta variada,possui todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.
   Que uma dieta saudável prolonga o bem-estar, todo mundo sabe. Uma nova pesquisa revela que certos alimentos também ajudam a prevenir o Mal de Alzheimer.
   Durante quatro anos, os pesquisadores analisaram a dieta de 2.148 pacientes com mais de 65 anos em Nova York. Eles informavam periodicamente quais alimentos consumiam. No começo da pesquisa, nenhum deles apresentava sintomas de demência.
   No fim do estudo, 253 haviam desenvolvido o mal de Alzheimer. Os pesquisadores verificaram que os pacientes que continuaram saudáveis seguiam uma dieta padrão.
   Eles evitavam carne vermelha, vísceras e laticínios gordurosos, como manteiga. Comiam com mais frequência frutas, castanhas, nozes, peixes, tomate, aves, verduras escuras e azeite para temperar a salada. Uma combinação de nutrientes, como ômega 3, vitamina B12, vitamina E e ácido fólico.
   Os pesquisadores da Universidade Columbia não levaram em conta fatores hereditários ou genéticos, mas concluíram que uma dieta saudável, parecida com a indicada para evitar doenças cardíacas, pode ajudar a prevenir o Alzheimer.
   Ainda são necessárias outras pesquisas para identificar exatamente qual o poder dos alimentos. Mas a pesquisadora Yian Gu diz que, independentemente das causas e fatores que levam ao Alzheimer, o estudo já identificou que entre duas pessoas, com mesma a faixa etária, sexo, educação, mas com uma alimentação diferente, o risco de desenvolver a doença é mais reduzido para quem se alimenta bem.
    Como percebemos na reportagem acima mudar o estilo de vida pode proteger da demência.
   Um novo relatório global mostra que mais de 80 mil pessoas por ano podiam ser salvas da demência através de mudanças no estilo de vida. Os resultados do relatório, que vai ser apresentado em fevereiro de 2015 numa cimeira mundial dedicada à saúde, demonstram que um estilo de vida saudável ajuda a proteger o cérebro.
   Com cada vez mais provas de que a deterioração do cérebro já começa nos quarenta anos, o presidente da cimeira WISH (World Innovation Summit for Health), Ara Darzi, escreveu ao jornal britânico The Telegraph para tentar alertar as pessoas para que mudassem o seu estilo de vida, fazendo mais exercício físico e comendo melhor, para protegerem o cérebro das doenças degenerativas.
   Darzi defende também que as pessoas devem estimular a atividade mental ao longo da vida. "Ao nível individual, temos que cuidar dos nossos cérebros", diz o antigo ministro da Saúde Ara Darzi. "Afinar as capacidades de xadrez, acabar as palavras cruzadas e resolver os quebra-cabeças".
   Acrescenta ainda que "ter uma dieta equilibrada, evitar a obesidade e fazer muito exercício físico também é importante para a saúde mental, porque o que é bom para os nossos corações também é bom para as nossas cabeças."
Para Ara Darzi, as doenças degenerativas do cérebro são "um dos maiores desafios que enfrentamos na área da saúde", e apela a que todos procurem mudar o seu estilo de vida e manter o seu cérebro ativo de maneira a evitá-las".

Raquel Bragança

Fonte de pesquisa:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/04/alimentacao-saudavel-pode-ajudar-prevenir-mal-de-alzheimer.html acesso em 26/03/2015
https://www.youtube.com/watch?v=leRncEr18o8 acesso em 26/03/2015
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4309388 acesso em 26/03/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe